Nos últimos anos tem-se verificado que Portugal se tem tornado um dos grandes Hubs de Startups europeus. Lisboa tornou-se uma cidade cada vez mais multicultural e muito se deve ao facto de tantas Startups terem escolhido o nosso país para crescer. 

Como já foi referido em artigos anteriores, conhecer o ecossistema empreendedor português deverá ser um bom primeiro passo para quem queria iniciar aqui a sua startup. Sem dúvida que terá apoio, contactos e facilidade em achar os primeiros clientes. 

Este crescimento de Portugal como Hub não passou despercebido a ninguém, e é importante referir como feiras (ex: WebSummit) passaram a pôr Portugal no mapa e como referência na área do empreendedorismo. Assim, e percebendo que todas estas novas empresas e empreendedores chegavam a Portugal e traziam com eles o progresso e o crescimento económico, o governo português tem investindo no ecossistema de empresas em Portugal, oferecendo incentivos fiscais para atrair empreendedores e novos talentos. 

Fica aqui uma breve descrição de um dos principais programas e medida de apoio às Startups e novos negócios em Portugal, que poderão ser um bom ponto de partida – o Startup Visa.   

O Startup Visa é uma categoria de visto criado em 2018 pelo governo português com o intuito de atrair os cidadãos estrangeiros que desejam abrir uma startup em Portugal, facilitando dessa forma, a parte burocrática para a mudança. 

O primeiro passo para solicitar o visto é aceder ao site do IAPMEI para realizar uma candidatura da sua startup. Nesta etapa é preciso apresentar o plano de negócio que será analisado pela instituição. Caso seja aprovado, será emitido uma Certificação de Incubadoras para dar seguimento no processo de pedido do visto. 

Mas vamos por partes, numa espécie de FAQ para dar resposta às questões mais relevantes:

 Quem pode pedir o Startup Visa Portugal? 

Pode fazer a candidatura quem já possui uma empresa no seu país de origem, há menos de quatro anos, e quer internacionalizar a sua atividade podendo candidatar-se ao Startup Visa de Portugal. Quem ainda não possui a empresa aberta também poderá pedir, desde que pretenda desenvolver o projeto em Portugal. Uma das grandes vantagens é o facto deste visto ser extensível até 5 empreendedores por candidatura, ou seja, poderá ter até 4 sócios e todos eles se tornam elegíveis a residir no país. 

Quais as maiores vantagens do Startup Visa Portugal? 

Incentivos Fiscais:  

O governo português criou um pacote de incentivos que facilitam a vida de quem optou pelo Startup Visa de Portugal. Entre eles, estão incluídos vales-incubação, facilidades de financiamento a juros baixíssimos ou inexistentes, além do pagamento de impostos mais reduzido. 

Pode trazer a sua família:  

Os sócios que sejam titulares do Startup Visa em Portugal têm o direito de fazer o reagrupamento familiar para levar os familiares para viver consigo no país. Ou seja, é uma oportunidade para toda a família emigrar em conjunto. 

Fazer parte do Ecossistema Empreendedor: 

Além de ficar inserido num dos principais Hubs de startups atuais da Europa, a sua empresa estará em constante contato com negócios de outros países. Ou seja, as possibilidades de parcerias e de expansão das fronteiras da sua startup são enormes. 

Quais os critérios para se candidatar para o Startup Visa em Portugal? 

  • Não pode pertencer à União Europeia
  • Não pode ter residência no Espaço Schengen
  • Não pode ter antecedentes criminais
  • Deverá ser maior de 18 anos
  • Os sócios devem possuir capacidade de subsistência
  • Os projetos focados em tecnologia e conhecimento
  • Interesse nas incubadoras portuguesas
  • Potencial para criação de empregos
  • Potencial financeiro
  • Perspetiva de fixação em Portugal

 O nosso país está a viver um ótimo momento de desenvolvimento tecnológico e está de portas abertas para as ideias e negócios inovadores, sendo que esta é uma das medidas oficiais que o Governo criou para quem quer iniciar a sua empresa em Portugal. 

Este era o artigo que lhe faltava para dar passo de levar o seu negócio para Portugal? 

Junte-se a nós no STARTING e venha trabalhar os vários componentes do seu modelo de negócio para poder dar os primeiros passos e lançar o seu negócio em Portugal. 

Mais informações em starting.pt.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.