Se pensa em criar uma startup ou lançar um negócio e ainda não começou porque não tem conhecimentos de programação, temos boas notícias para si: já é possível lançar produtos online sem ter necessidade de programar.

Enquanto que 84% das empresas já começaram a utilizar tecnologia low-code, como a desenvolvida pela startup portuguesa Outsystems, para melhorar a produtividade das equipas de IT e a sua rentabilidade, já há startups a nascerem com tecnologias no-code.

A tecnologia no-code permite a empreendedores sem conhecimento técnico a criar os seus MVP (minimum viable product), permitindo-lhes lançar um novo produto com um custo mais reduzido.

A startup Legit Check by Ch é um exemplo disso, uma startup que procura garantir a autenticidade de itens luxuosos que usam plataformas como a Webflow e a Udesly para poder construir a sua sem recurso a nenhum tipo de programação ou quase nenhum.

Outro exemplo de uma startup que utilizou também tecnologia no-code no seu inicio é a Mindbase, uma app que promove a saúde mental e procura perceber problemas que os trabalhadores passam tentando resolver os mesmos dando suporte para traumas e burnout com guias que promovem o bem-estar emocional.

A Makerpad é uma plataforma que disponibiliza diversos cursos para aprender a utilizar plataformas no-code. Desenvolvida com ferramentas de no-code como a Webflow e a Airtable, funciona também como uma comunidade que já conta com cerca de 17 mil membros. Fundada em 2019 por Ben Tossel, foi adquirida em 2021 pela Zapier. A tecnologia no-code disponibilizada por diversas plataformas não passa de um conjunto pré configurado de componentes personalizáveis que dispensam a necessidade de programação informática pelos utilizadores para poderem desenvolver o seu próprio negócio online. 

Caso não saiba programar, sabe agora que existem ferramentas online que permitem lançar o seu negócio sem recurso a dispendiosos serviços informáticos. Ficou entusiasmado e com mais vontade de lançar o seu negócio? Sugerimos que vá a www.starting.pt e saiba tudo para poder dar os primeiros passos!

 

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.