Quando começamos a pensar num negócio novo, fantasiamos com aquela ideia milionária que nos lembrámos ao acordar. Pensamos no produto que vamos vender, como o vamos comercializar, qual a campanha publicitária. Pensamos em tudo, escrevemos umas notas num papel ou nas notas do telemóvel mas depois nada acontece. As ideias ficam perdidas nos rascunhos lá de casa ou no telemóvel antigo que ainda não guardava as notas na cloud


Isto acontece porque, para além de sonharmos com os resultados que o nosso negócio poderá ter, temos de pensar em toda a burocracia que existe para começar, decidir qual a forma legal da empresa, criar um website, criar um design de marca, definir os custos que vamos ter e o risco  que criar uma empresa acarreta. Tudo isto torna alguns sonhos impossíveis.


Mas e se existissem técnicas para que as tarefas menos empolgantes, se tornassem menos desafiantes? 

Primeiro, há que lembrar o porquê de querermos criar este negócio. 

A motivação que temos é o que nos vai guiar ao longo de todo o processo. O que nos fará não desistir quando tudo parecer errado e nos fará celebrar quando começarmos a obter resultados. E se não estamos devidamente motivados para criar o nosso próprio negócio ou vender o nosso próprio produto, quem estará? 


As tarefas mais chatas são as que te mostram que o caminho se faz caminhando.  

As tarefas mais chatas são as que nos despertam menor interesse, que poderão ser repetitivas ou que trazem pouco valor no curto prazo ao nosso negócio. Estas tarefas não sendo complexas poderão ser feitas com alguma distração que faça com que o tempo pareça passar mais rápido como ouvir a nossa música preferida ou ouvir um podcast inspirador. Deixamos aqui a sugestão do podcast “CONQUISTA MAIS” sobre empreendedorismo que conta com a participação do nosso fundador e CEO António Lucena de Faria. 


Tarefas que nunca fizemos ou não fazem parte do que costumamos fazer ajudam-nos a aprender. 

As tarefas que normalmente ficam por fazer nas nossas listas diárias são normalmente aquelas que temos receios de não sabermos fazer. Porque nunca as fizemos ou porque não é a nossa praia ou simplesmente porque não percebemos o que é para fazer. 

Nestas situações o melhor poderá ser contactar alguém na nossa rede de contactos que já tenha passado por essa situação.
Se temos dúvidas sobre as nossas capacidades para fazer uma tarefa, contactar alguém mais experiente poderá tornar tudo mais fácil. Por vezes um telefonema de 5 minutos permite-nos terminar uma tarefa que devido à falta de know-how não estávamos a conseguir fazer, tornando-nos mais eficientes.

   

As tarefas mais complexas são as que nos poderão fazer desistir .

Sendo uma tarefa complexa, há um misto de receio de não sabermos fazer e de não saber quanto tempo iremos gastar a fazer a mesma. Uma estratégia para não deixar acumular trabalho é forcamo-nos nestas tarefas por 15 ou 20 minutos. Torna-se mais fácil convencer-nos a começar se soubermos que não vamos perder muito tempo. 

Com estas estratégias, estarás pronto para todas as tarefas que lançar um negócio encarrega. 


Na Fábrica de Startups criámos o STARTING, o programa que te ajuda a tirar a tua ideia milionária do papel. Ao longo de 8 sessões irás aprender a validar o teu modelo de negócio com o apoio do nosso fundador e CEO da Fábrica de Startups, António Lucena de Faria bem como de toda a equipa STARTING.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.