Como encontrar um parceiro de trabalho?


Um dos motivos pelos quais as startups falham é pela equipa não ser a melhor. Muitas vezes, no papel, cada indivíduo é de excelência na sua área mas, quando colocados todos juntos, a equipa acaba por não funcionar. Má química e relações de equipa é como ter no futebol uma equipa só de estrelas e nenhuma se falar. Todos querem chutar e ninguém passa.

Para o sucesso de uma startup, é importante encontrar parceiros com algumas características:

  1. Paixão: É fundamental que todos os membros da equipa tenham a mesma paixão pela ideia. Basta um elemento não acreditar no sucesso ou na viabilidade da mesma para todo o projeto cair por terra;

  2. Encontre alguém que goste: É fundamental trabalhar com alguém que gostemos e, especialmente, alguém em quem confiemos. Boas relações de equipa é fundamental.

  3. Encontre alguém que complete as suas skills: a chave para o sucesso é termos alguém que seja bom ou acima da média em cada área. Acharmos que somos capazes de fazer tudo sozinhos ou que nos “desenrascamos”, é um mau caminho e pode levar ao desastre.

  4. Encontre alguém que esteja preparado para sair: saber quando desistir também é uma característica muito importante.É fundamental ter paixão pelo projeto mas é igualmente importante saber quando desistir e largar algo que já não vai dar em nada para se seguir em frente. É preferível recomeçar do que se chegar ao cenário da startup “zombie”, que apenas sobrevive mês a m~es e não é capaz de gerar nenhum valor acrescentado.



Comentários
* O e-mail não será publicado no site.