USP, Unique Selling Proposition, ou Proposta Única de Venda, é a definição do que torna a sua empresa única para o seu público-alvo.

Estas três letras capturam um conceito importante: a sua Proposta Única de Venda. Basicamente dizem ao cliente porque devem escolher o seu negócio.

Definir a sua Proposta Única de Venda é essencial e deve ser capaz de resumi-la em apenas uma frase. Não só isso lhe traz uma vantagem competitiva, como aumenta as hipóteses de sucesso e de se destacar da concorrência. Esta clareza na definição irá ajudar a orientar estratégia, marketing, comunicações e mesmo a personalidade da sua marca.

A Proposta Única de Venda é a sua vantagem competitiva, baseada nas característica ou benefícios exclusivos, que distinguem da concorrência


Mas então como definir a Proposta Única de Venda?

Damos-lhe aqui algumas sugestões:

  1. Comece por identificar o target do seu produto ou serviço e descrever a persona que o caracteriza 
  2. Para casa persona, explique o problema ou necessidade que o seu produto ou serviço satisfaz
  3. Liste os principais benefícios do seu produto ou serviço
  4. Classifique as características que o distinguem da concorrência
  5. Defina a promessa que está a assumir perante os seus clientes


Nos programas da Fábrica de Startups disponibilizamos um formulário, na nossa Startup Box, que irá ajudar a clarificar estas questões. Download aqui.


Deixamos-lhe aqui alguns exemplos para se inspirar:

  1. Emirates: “Don’t just fly, fly better.”
  2. Ryanair: “Low fares. Made easy.”
  3. Canva: “Empowering the world to design.”
  4. Shopify: “The platform commerce is built on."
  5. IKEA: “To create a better everyday life for the many people."
  6. Coca-Cola: “Refresh the world. Make a difference."
  7. The Economist: “You’ve seen the news, now discover the story.”
  8. M&Ms: “The milk chocolate melts in your mouth, not in your hand.”




Ficou entusiasmado e com mais vontade de criar a sua Proposta Única de Venda?  Junte-se a nós no STARTING e venha criar a sua Proposta Única de Venda e os restantes componentes do seu modelo de negócio para poder dar os primeiros passos e lançar o seu negócio no mercado!

Mais informações em starting.pt.

A mudança começa aqui.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.